Ilda Pereira 6ª em Espanha

Ilda Pereira 6ª em Espanha

A Atleta Torcatense conquistou mais preciosos pontos na exímia prova TITÁN VILLUERCAS UCI World Marathon Series.

A prova desenrolou-se num cenário maravilhoso no GEOPARQUE MUNDIAL UNESCO VILLUERCAS IBORES JARA.

Devido a um acidente com um carro da Protecção Civil Espanhola, onde faleceram dois voluntários, a prova arrancou com um atraso. O bom tempo que se esperava, não apareceu, onde durante quase toda a corrida esteve a chover e temperaturas baixas.

Após um arranque controlado, complicado devido ao partirem junto dos homens, sendo mais de 300 atletas para esta distância, sempre junto da junto da frente da corrida, Ilda geriu a sua corrida, entre as boas e más sensações que foi tendo devido ao frio e à chuva que se fez sentir. Foi recuperando nas subidas e dando tudo nos longos planos que a prova teve.

São mais 45 pontos para se manter no top 10 Mundial do ranking de Maratonas.

A equipa agradece a forma calorosa como a organização e a população de Logrosan acolheu a nossa vimaranense e envia uma imensurável felicitação à exímia organização do Titan onde nada falta para que os atletas estejam nas melhores condições.

A Equipa e atleta enviam condolências aos familiares e amigos.

BTT TorcatenseTorcatense Cycling Team 2016

Ilda Pereira volta a conquistar mais pontos WMS para manter o seu top 10

Ilda Pereira volta a conquistar mais pontos WMS para manter o seu top 10

A atleta Vimaranense esteve novamente presente com as melhores do Mundo na Rothaus Hegau Bike Marathon na Alemanha. Prova esta a contar para o ranking Mundial das World Marathon Series.

Ilda Pereira soma e segue em mais um fim de semana consecutivo em competições, estrada, XCO e Maratonas! Já lá vão imensos km’s e muitas horas de competição nesta grande época. 

Em Singen, Ilda Pereira, teve pela frente um percurso não muito ao seu jeito, sempre em estradões, com pequenos topos e sem apontamentos técnicos. A atleta torcatense nunca baixou os braços e lutou até ao sprint na linha de meta. Resultado ainda de uma competição anterior, a atleta não conseguiu estar na sua melhor forma devido ao joelho lesionado.

Agradecemos a todos os que têm ajudado a Ilda nesta caminhada.

Ilda Pereira conquista mais pontos na Bélgica

Ilda Pereira conquista mais pontos na Bélgica

A Atleta Vimaranense do Torcatense esteve presente no Roc d'Ardenne, Houffalize, Bélgica, prova a contar para as World Marathon Series.

A pequena Ilda foi grande, entre as melhores atletas Mundiais ao conseguir estar sempre no grupo da frente, mesmo com muita lama, frio e chuva algo que não favorece as características da atleta. Apenas descolou do grupo quando teve uma pequena queda e ter ficado presa em arame farpado com cerca eléctrica. Os choques que levou enquanto esteve presa “deram-lhe” um refrescar de forças para voltar à batalha por um excelente lugar.

Conquistou mais 28 preciosos pontos para o seu top 15 entre as melhores do Mundo.

A luta pelo principal objectivo da época continua.

De reforçar que a nossa valente lusa está a viajar e a disputar estas competições do mais alto nível do ranking uci em autonomia total, realizando todo o trabalho de mecânica e parando nas assistências e abastecimentos. 

O BTT Torcatense e a Ilda agradecem a todos os que a têm auxiliado.

Ilda Pereira 2ª na Roménia

Ilda Pereira 2ª na Roménia

A atleta Torcatense Ilda Pereira esteve na Roménia numa dupla competição Internacional, XCO de Classe 2 e na Maratona a contar para as World Marathon Series.

A atleta em parceria com a organização participou também no XCO Napo Cup UCI Class II no Sábado, no qual geriu a prova com um ritmo intenso proporcionado pelas adversárias e pelo muito duro circuito. Terminando em 2º lugar e angariando mais pontos para a classificação Olímpica.

Já no Domingo, a atleta participou na WMS, objetivo da mesma, BT Faget UCI MTB MARATHON SERIES powered by Vodafone & Banca Transilvania, prova esta também bastante duro fisicamente e sem apontamentos técnicos. Ainda nos km's iniciais, quando rolavam 3 atletas femininas na frente da corrida, gerindo o ritmo para fazer a diferença nas subidas finais, sofreu uma dura queda provocada por outro atleta em competição. A queda foi algo grave deixando a Ilda com bastantes dores e incapacitada de exercer a totalidade da força com uma perna. Geriu as dores e o ritmo até terminar a prova. Conquistou mais 36 preciosos pontos para o grande objetivo da época.

Torcatense deslocou-se com a formação a Melgaço

Torcatense deslocou-se com a formação a Melgaço


O Torcatense foi a Melgaço ao Complexo Desportivo e de Lazer / Centro de Estágios para mais uma prova do Campeonato do Minho de BTT XCO.

O percurso muito bem desenhado, bastante completo tornou-se um pouco mais duro devido à lama provocada pelas chuvas.

Na 1ª corrida, destinada às classes de formação, Pedro Pinto na sua estreia, em Infantis, terminou em 17º lugar demonstrando a sua capacidade. Já em Juvenis, classe com muitos participantes, Rui Freitas terminou as 2 voltas em 13º lugar. Na classe de Cadetes, Tiago Martins e Lucas Erlhagen com gestão de corrida diferente, um mais explosivo e o outro com mais resistência, demonstraram uma excelente prestação terminarando em 13º e 16º respetivamente.

A competição continua no próximo fim de semana com mais uma prova da Taça de Portugal em Valongo

Gincana Torcatense / ADCL

Em mais um perído de férias escolares, o BTT Torcatense dinamizou uma gincana de ciclismo com a ADCL - Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais.

Esta gincana foi acolhida com muita curiosidade e entusiasmo pelos "pupilos", faz parte do plano de atividades da Associação AMAR BTT Torcatense e tem por missão dar cumprimento aos objetivos de participação na comunidade, oferta de igualdade de oportunidades e formação de jovens talentos.

Aos novos aprendizes, as boas vindas do Btt Torcatense. Às técnicas e à ADCL o obrigada pela colaboração na dinamização destas atividades e obrigado à Irmandade de S. Torcato pelo espaço do Terreiro do Mosteiro.

Torcatense em Leiria na 2ª Taça de Portugal XCO

Torcatense Casa Myzé team em Leiria na 2ª Taça de Portugal XCO

 

A segunda prova da Taça Portugal de cross country olímpico (XCO), disputada na nova pista permanente de Marrazes, Leiria, foi totalmente dominada pelo forte contingente forasteiro, que conseguiu na prova portuguesa de classe 1 internacional preciosos pontos para as contas de apuramento olímpico.

O já duro percurso de Marrazes ainda se tornou mais difícil devido à lama provocada pelas fortes chuvas. Com zonas algo técnicas que se tornavam quase ou mesmo impossíveis de circular a pedalar.

O Torcatense entrou em prova logo na corrida 1, com dois cadetes a alinharem já dentro do pelotão devido à excelente posição alcançada na última prova pelo cadete Lucas Erlhagen. Após uma boa partida de ambos o Lucas foi obrigado a desistir devido a uma queda algo aparatosa, já Tiago Martins continuou até ao fim das 3 voltas conseguindo um bom 37º lugar.

Já na corrida 2, Tânia Lima encontrou mais de 3 dezenas de atletas Elites Femininas das quais mais de 1 dezena de estrangeiras. Esta tornou-se a corrida mais dura devido à lama do circuito, e Tania Lima não conseguiu lidar da melhor maneira com a mesma, terminando em 24º lugar.

Agora segue um período sem competição, esta volta com o Campeonato do Minho a 3 de Abril.

Torcatense no XCO Vila Franca (UCI - C2), Taça de Portugal

Torcatense no XCO Vila Franca (UCI - C2), Taça de Portugal

A primeira prova da Taça de Portugal de Cross Country Olímpico, categoria internacional C2, pontuável para o apuramento dos Jogos Olímpicos disputou-se este fim-de-semana em Vila Franca - Viana do Castelo. Compareceram cerca de 5 centenas de atletas de várias nacionalidades.

O percurso bastante exigente fisicamente tinha alguns apontamentos técnicos. Este com cerca de 4,6kmts de variada tipologia de terreno.

Na corrida um, a estrear-se na Taça, Lucas Erlhagen não teve medo dos cerca de 80 cadetes à partida. Mesmo partindo da última linha conseguiu uma excelente recuperação terminando em 41º lugar.

Para a segunda corrida do dia, Tânia Lima demonstrou as suas capacidades e o seu potencial para evolução terminando em 14º lugar numa classe de 3 dezenas de atletas, imensas delas estrangeiras e algumas mesmo profissionais.

Na última corrida do dia, a terceira, João Oliveira partiu também na traseira de um pelotão de quase uma centena de atletas, foi recuperando posições gerindo o esforço nas longas subidas terminando em 59º lugar.

A competição volta no próximo fim-de-semana em Leiria para a 2ª Taça de Portugal de XCO.

Apresentação Torcatense 2016

Feira dos 27 em S. Torcato serviu de palco à apresentação à comunidade da equipa de competição e formação da Associação AMAR BTT Torcatense, assim como do plano de atividades para a presente época.

A gala contou com a magnífica voz e eloquência da Dra Gabriela Nunes, também Diretora da congénere ADCL – Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais.

Entre os convidados e o vasto público que assistiu a esta cerimónia no palco principal, destaque para o Vice-Presidente da Câmara Municipal Amadeu Portilha, para o Presidente da Junta de Freguesia de S. Torcato Bruno Fernandes, assim como para os mecenas da formação Torcatense, Encarregados de Educação dos elementos da Escola e em representação da Irmandade de S. Torcato, Armindo Carvalho.

O Torcatense tem como fim promover a prática do desporto pelo ciclismo através da formação de camadas jovens e o desenvolvimento de competências junto da comunidade local.

A equipa BTT Torcatense Casa Myzé Team conta já com inúmeras vitórias desde 2010, ano em que foi formada.

Os nossos objectivos são:

- dinamizar a prática do ciclismo na ocupação dos tempos livres de crianças e jovens através da escola de formação;

- fomentar a prática do ciclismo através de atividades de integração e harmonização social junto da comunidade; atividades com a ADCL e com escolas e colégios de Guimarães

- participar na Taça de Portugal de XCO (Cross Country Olímpico), Campeonato Nacional e Campeonato do Minho;

- organizar o 6º BTT XCO São Torcato, prova própria das 9 do Campeonato Regional do Minho;

- manter a colaboração com a ADCL na Feira da Terra promovendo o Passeio;

- elaborar um passeio a reverter para uma causa social (ADCL / CERCIGUI / Casa da Criança / Bombeiros).

Elementos Equipa:

- Ilda Pereira

  • Elite Feminina
  • S. Torcato
  • Vice-Campeã Nacional de XCO e de Rampa, 17ª do Ranking UCI (WMS –World Marathon Series)
  • participar no Campeonato da Europa e do Mundo das World Marathon Series
  • - Tania Lima

  • Elite Feminina
  • Selho São lourenço
  • Vice-Campeã Nacional de XCO sub-23
  • várias vezes top5 no Minho
  • - João Oliveira

  • Elite Masculino
  • S. Torcato
  • Vice-Campeão Universitário
  • - Bruno Magalhães

  • Master 30
  • S. Torcato
  • Diretor Desportivo, Treinador nível II da Equipa
  • - Tiago Martins

  • Cadete 1ª ano
  • Atães
  • - Lucas Erlhagen

  • Cadete 2ª ano
  • S. Torcato
  • - Rui Freitas

  • Juvenil 1ª ano
  • S. Torcato
  • - Pedro Pinto

  • Infantil
  • Guimarães
  • - Luísa Erlhagen

  • Iniciado
  • S. Torcato
  • Elementos Staff

    Carlos Ferreira/ Betetista / Apoio

    Diogo Novais / Fisioterapeuta e Osteopata

    Heitor Lima / Betetista / Apoio

    Gil Martins / Betetista / Apoio

    Joana Oliveira / Apoio / Responsável pelas caminhadas

    Miguel Fraga / Betetista / Apoio

    Pedro Oliveira / Betetista / Apoio

    Sofia Martins / Marketing e Publicidade

    Agradecimento a todos os mecenas

    • Município de Guimarães
    • Junta Freguesia de São Torcato
    • Aluminium Nuno
    • Casa Myzé
    • Woodin Design
    • Satisfaction Success, Carpintaria
    • QUER BIKES
    • Mira Rio
    • Guivanex
    • Crimafil Lda
    • Adega dos Segredos
    • Castro Macedo
    • RESTAURANTE PIZZARIA 4 ESTAÇÕES
    • LISEG - Soc. Mediação de Seguros, Lda.
    • Café Mosteiro
    • Vila Ativa Health Club
    • Gabinete Osteopatia - Diogo Novais
    • Irmandade de S. Torcato