Torcatense de regresso às competições após Agosto

Torcatense de regresso às competições após Agosto

O Torcatense Casa Myzé regressou este fim de semana às competições, ao Campeonato Minhoto de XCO.
Este desenrolou-se na Vila Frescaínha São Pedro, Barcelos, com um circuito bastante divertido, técnico e físico.
A formação Torcatense entrou em competição logo cedo, com a Iniciada Luisa Erlhagen a realizar uma gincana sem erros e uma excelente prova em linha. Terminou em 13º lugar na que foi a sua prova de estreia.
Na corrida seguinte, alinharam os Cadetes Lucas Erlhagen e Tiago Martins, tendo Lucas Erlhagen terminado em 11º lugar enquanto Tiago Martins não conseguiu concluir devido a problemas. Na mesma corrida, Tânia Lima em Elites Femininas terminou em 4º lugar. Em Infantis, Pedro Pinto, terminou em 8º lugar demonstrando a sua evolução.
A competição continua domingo em mais uma competição do Campeonato do Minho em Creixomil, Barcelos.

BTT Torcatense na Feira da Terra foi um sucesso

BTT Torcatense na Feira da Terra foi um sucesso

O BTT Torcatense, tal como já é habitual, esteve presente na Feira da Terra em S. Torcato com duas atividades e um stand exposto.
Durante os quatro dias em que esteve presente no recinto do Mosteiro de S. Torcato, fomos visitados por milhares de pessoas e de jovens com dúvidas acerca da formação.
Na sexta-feira, realizamos uma gincana para os mais novos, em que esta contou com cerca de meia centena de participantes fazendo fila para poder ter capacete e bicicleta para fazer a atividade. Todos deliraram com as duas rodas e muitos quiseram repetir a experiência. Com esta atividade quisemos mostrar a formação e cativar mais jovens para o ciclismo.
Já no último dia de feira, no domingo, realizamos um passeio de BTT a mostrar os belos trilhos e alguns fantásticos pontos para a prática da modalidade.
O Torcatense volta a acção domingo para o Campeonato do Minho de BTT.

Ilda Pereira nos Mundiais de Maratonas em Laissac, França

Ilda Pereira nos Mundiais de Maratonas em Laissac, França

A corredora termina este Ranking Mundial em 10º lugar

A atleta Vimaranense do Torcatense esteve em Laissac, França, representando as cores nacionais no Campeonato do Mundo de Maratonas. Após vários meses de competições do calendário World Marathon Series por esse Mundo fora, conquistando pontos preciosos para este Mundial, para o qual se classificou em 8º lugar, partindo assim da 1ª fila para esta prova. Viajando de avião, carro, autocarro, comboios, sempre em autonomia , tornando todo este processo mais difícil, pois não tinha nem apoio mecânico nem apoios para os pontos de abastecimento. Mesmo assim, venceu nas Filipinas, passou pela Roménia onde teve uma gravíssima queda (que veio a condicionar toda a época até ao momento presente) e terminando a prova em 8º lugar, foi à Bélgica onde conseguiu frente às melhores adversárias Mundiais um excelente 13º lugar, indo à Alemanha conquistar mais pontos e finalizando esta campanha em Espanha onde alcançou o 6º lugar. Depois, marcou ainda presença no Campeonato Europeu representando as cores do Torcatense. 
Após toda esta longa jornada, Ilda Pereira finalmente viajou até Laissac, aí representando as cores Nacionais. Não se pôde apresentar, tal como tudo fazia prever, na sua melhor forma, dada uma infecção respiratória a uma semana desta competição. Foi chamada para a linha da frente e partiu com o nº 8 Mundial, sempre com toda a garra que lhe é característica. Num vasto pelotão de Elites Femininas, composto por dezenas de nacionalidades que vieram à prova rainha, esteve atenta à sua condição física e geriu a sua corrida, com principal objetivo de estar entre as nações "finisher" ao terminar integra e honradamente, atravessando a meta em 40º lugar, em que Iolanda Neff se sagrou campeã. 
Após o Campeonato do Mundo de Maratonas, o 10° posto do ranking Mundial é agora preenchido pela corredora do Torcatense entre 244 atletas. Agora fecha-se um ciclo e prepara-se já os próximos grandes objetivos da atleta.

Em nome da Atleta e do Torcatense um muito obrigado a todos os que contribuíram para que isto fosse possível. Parabéns ao luso Tiago Ferreiraque se impôs e é Campeão do Mundo e aos atletas Luis Leão Pinto eCelina Carpinteiro que também estiveram presentes.

BTT Torcatense presente no Campeonato Europeu de XCM

BTT Torcatense presente no Campeonato Europeu de XCM

A atleta Ilda Pereira representou a equipa de Guimarães no Campeonato Europeu de Maratonas, em Siguldā na Letónia.
Mais uma vez fez a viagem de avião e de carro sozinha, em total autonomia entre escalas, carro, e depois num País onde a língua Inglesa não facilita a comunicação. 
A Ilda apresentou-se nas melhores condições possíveis e, apesar de condicionada, mesmo num percurso não favorável às suas características - muito rolante e com zonas de muito vento - encarou este que sabia um duro desafio para si para disputar o Campeonato Europeu.
Já em prova, partiu da fila da frente devido ao seu actual 5º lugar no Ranking UCI, carregando consigo o número 1 das atletas femininas. Durante os primeiros kms, manteve-se no gupo que liderava, mas após algumas hesitações do grupo e ataques ao mesmo tempo, ficou sozinha numa parte bastante rolante, optando por rolar contra o vento do que esperar por atletas que viessem de trás e lutou, confiante, para ainda tentar chegar novamente a esse grupo mas não conseguiu, pois o grupo estava a trabalhar muito bem em uníssono. Foi gerir até ao final para alcançar o melhor posto nesta competição onde estiveram presentes todas as melhores atletas de maratonas. Alcançou o 26º lugar entre 41 atletas de 17 nacionalidades, que facilmente poderá ser muito melhorado conseguindo conjugar factores mais favoráveis.
Obrigado a todos os que fazem com que estes objectivos sejam possíveis. 
Em prova, a selecção Nacional esteve presente com o Atleta Tiago Ferreira que se sagrou vice-campeão Europeu

Ilda Pereira em 5º lugar no ranking Internacional de Maratonas

Ilda Pereira em 5º lugar no ranking Internacional de Maratonas

A atleta Vimaranense a representar as cores Torcatenses está atualmente no Top 5 do ranking UCI de maratonas. 
Após a última prova Internacional em Espanha onde alcançou o 6º lugar, Ilda subirá até ao 5º posto naquele que foi o seu primeiro ano de competição específica nas World Marathon Series (em que a nossa atleta pontuou em todas as deslocações: Filipinas, Roménia, Bélgica, Alemanha e Espanha). 
Com a época ainda a chegar a meio, a atleta do BTT Torcatense Casa Myzé Team já conta quase com duas dezenas de dias em alta competição. Na vertente de Estrada, em que a Vimaranense representa a equipa Basca da BZK Emakumeen Bira, e na de BTT, pelas cores do BTT Torcatense Casa Myzé, a atleta já fez milhares de km’s entre viagens de carro e avião para alcançar o posto em que está atualmente. Ilda viaja sempre sozinha e sem apoio de Staff, o que condiciona e dificulta todo o desempenho que possa ter em prova, pois não tem mecânico nem ninguém para lhe dar abastecimento durante as provas. 
Esta classificação coloca-a, tal como descrito nos regulamentos Internacionais de BTT, nos Campeonatos do Mundo que se realizarão em Laissac, França, a 26 de Junho. 
Nunca baixando os braços até chegar ao seu objetivo, Ilda Pereira, entidades que suportam a sua atividade desportiva e todos os que a apoiam estão de parabéns por tal feito conquistado até hoje.
A Atleta e a equipa BTT Torcatense Casa Myzé Team agradece a todos os que tornam este Grande Objetivo possível.

Ilda Pereira 6ª em Espanha

Ilda Pereira 6ª em Espanha

A Atleta Torcatense conquistou mais preciosos pontos na exímia prova TITÁN VILLUERCAS UCI World Marathon Series.

A prova desenrolou-se num cenário maravilhoso no GEOPARQUE MUNDIAL UNESCO VILLUERCAS IBORES JARA.

Devido a um acidente com um carro da Protecção Civil Espanhola, onde faleceram dois voluntários, a prova arrancou com um atraso. O bom tempo que se esperava, não apareceu, onde durante quase toda a corrida esteve a chover e temperaturas baixas.

Após um arranque controlado, complicado devido ao partirem junto dos homens, sendo mais de 300 atletas para esta distância, sempre junto da junto da frente da corrida, Ilda geriu a sua corrida, entre as boas e más sensações que foi tendo devido ao frio e à chuva que se fez sentir. Foi recuperando nas subidas e dando tudo nos longos planos que a prova teve.

São mais 45 pontos para se manter no top 10 Mundial do ranking de Maratonas.

A equipa agradece a forma calorosa como a organização e a população de Logrosan acolheu a nossa vimaranense e envia uma imensurável felicitação à exímia organização do Titan onde nada falta para que os atletas estejam nas melhores condições.

A Equipa e atleta enviam condolências aos familiares e amigos.

BTT TorcatenseTorcatense Cycling Team 2016

Ilda Pereira volta a conquistar mais pontos WMS para manter o seu top 10

Ilda Pereira volta a conquistar mais pontos WMS para manter o seu top 10

A atleta Vimaranense esteve novamente presente com as melhores do Mundo na Rothaus Hegau Bike Marathon na Alemanha. Prova esta a contar para o ranking Mundial das World Marathon Series.

Ilda Pereira soma e segue em mais um fim de semana consecutivo em competições, estrada, XCO e Maratonas! Já lá vão imensos km’s e muitas horas de competição nesta grande época. 

Em Singen, Ilda Pereira, teve pela frente um percurso não muito ao seu jeito, sempre em estradões, com pequenos topos e sem apontamentos técnicos. A atleta torcatense nunca baixou os braços e lutou até ao sprint na linha de meta. Resultado ainda de uma competição anterior, a atleta não conseguiu estar na sua melhor forma devido ao joelho lesionado.

Agradecemos a todos os que têm ajudado a Ilda nesta caminhada.

Ilda Pereira conquista mais pontos na Bélgica

Ilda Pereira conquista mais pontos na Bélgica

A Atleta Vimaranense do Torcatense esteve presente no Roc d'Ardenne, Houffalize, Bélgica, prova a contar para as World Marathon Series.

A pequena Ilda foi grande, entre as melhores atletas Mundiais ao conseguir estar sempre no grupo da frente, mesmo com muita lama, frio e chuva algo que não favorece as características da atleta. Apenas descolou do grupo quando teve uma pequena queda e ter ficado presa em arame farpado com cerca eléctrica. Os choques que levou enquanto esteve presa “deram-lhe” um refrescar de forças para voltar à batalha por um excelente lugar.

Conquistou mais 28 preciosos pontos para o seu top 15 entre as melhores do Mundo.

A luta pelo principal objectivo da época continua.

De reforçar que a nossa valente lusa está a viajar e a disputar estas competições do mais alto nível do ranking uci em autonomia total, realizando todo o trabalho de mecânica e parando nas assistências e abastecimentos. 

O BTT Torcatense e a Ilda agradecem a todos os que a têm auxiliado.

Ilda Pereira 2ª na Roménia

Ilda Pereira 2ª na Roménia

A atleta Torcatense Ilda Pereira esteve na Roménia numa dupla competição Internacional, XCO de Classe 2 e na Maratona a contar para as World Marathon Series.

A atleta em parceria com a organização participou também no XCO Napo Cup UCI Class II no Sábado, no qual geriu a prova com um ritmo intenso proporcionado pelas adversárias e pelo muito duro circuito. Terminando em 2º lugar e angariando mais pontos para a classificação Olímpica.

Já no Domingo, a atleta participou na WMS, objetivo da mesma, BT Faget UCI MTB MARATHON SERIES powered by Vodafone & Banca Transilvania, prova esta também bastante duro fisicamente e sem apontamentos técnicos. Ainda nos km's iniciais, quando rolavam 3 atletas femininas na frente da corrida, gerindo o ritmo para fazer a diferença nas subidas finais, sofreu uma dura queda provocada por outro atleta em competição. A queda foi algo grave deixando a Ilda com bastantes dores e incapacitada de exercer a totalidade da força com uma perna. Geriu as dores e o ritmo até terminar a prova. Conquistou mais 36 preciosos pontos para o grande objetivo da época.

Torcatense deslocou-se com a formação a Melgaço

Torcatense deslocou-se com a formação a Melgaço


O Torcatense foi a Melgaço ao Complexo Desportivo e de Lazer / Centro de Estágios para mais uma prova do Campeonato do Minho de BTT XCO.

O percurso muito bem desenhado, bastante completo tornou-se um pouco mais duro devido à lama provocada pelas chuvas.

Na 1ª corrida, destinada às classes de formação, Pedro Pinto na sua estreia, em Infantis, terminou em 17º lugar demonstrando a sua capacidade. Já em Juvenis, classe com muitos participantes, Rui Freitas terminou as 2 voltas em 13º lugar. Na classe de Cadetes, Tiago Martins e Lucas Erlhagen com gestão de corrida diferente, um mais explosivo e o outro com mais resistência, demonstraram uma excelente prestação terminarando em 13º e 16º respetivamente.

A competição continua no próximo fim de semana com mais uma prova da Taça de Portugal em Valongo