Ilda Pereira nos Mundiais de Maratonas em Laissac, França

Ilda Pereira nos Mundiais de Maratonas em Laissac, França

A corredora termina este Ranking Mundial em 10º lugar

A atleta Vimaranense do Torcatense esteve em Laissac, França, representando as cores nacionais no Campeonato do Mundo de Maratonas. Após vários meses de competições do calendário World Marathon Series por esse Mundo fora, conquistando pontos preciosos para este Mundial, para o qual se classificou em 8º lugar, partindo assim da 1ª fila para esta prova. Viajando de avião, carro, autocarro, comboios, sempre em autonomia , tornando todo este processo mais difícil, pois não tinha nem apoio mecânico nem apoios para os pontos de abastecimento. Mesmo assim, venceu nas Filipinas, passou pela Roménia onde teve uma gravíssima queda (que veio a condicionar toda a época até ao momento presente) e terminando a prova em 8º lugar, foi à Bélgica onde conseguiu frente às melhores adversárias Mundiais um excelente 13º lugar, indo à Alemanha conquistar mais pontos e finalizando esta campanha em Espanha onde alcançou o 6º lugar. Depois, marcou ainda presença no Campeonato Europeu representando as cores do Torcatense. 
Após toda esta longa jornada, Ilda Pereira finalmente viajou até Laissac, aí representando as cores Nacionais. Não se pôde apresentar, tal como tudo fazia prever, na sua melhor forma, dada uma infecção respiratória a uma semana desta competição. Foi chamada para a linha da frente e partiu com o nº 8 Mundial, sempre com toda a garra que lhe é característica. Num vasto pelotão de Elites Femininas, composto por dezenas de nacionalidades que vieram à prova rainha, esteve atenta à sua condição física e geriu a sua corrida, com principal objetivo de estar entre as nações "finisher" ao terminar integra e honradamente, atravessando a meta em 40º lugar, em que Iolanda Neff se sagrou campeã. 
Após o Campeonato do Mundo de Maratonas, o 10° posto do ranking Mundial é agora preenchido pela corredora do Torcatense entre 244 atletas. Agora fecha-se um ciclo e prepara-se já os próximos grandes objetivos da atleta.

Em nome da Atleta e do Torcatense um muito obrigado a todos os que contribuíram para que isto fosse possível. Parabéns ao luso Tiago Ferreiraque se impôs e é Campeão do Mundo e aos atletas Luis Leão Pinto eCelina Carpinteiro que também estiveram presentes.